Azulejaria do Palácio Fronteira: Nobreza e Mitologia no Século XVII

  • samsung SM-A336B / 2025
  • ƒ/1.8
  •  
  • 4.7 mm
  •  
  • 1/1224
  •  
  • 32

O Palácio dos Marqueses de Fronteira, em Lisboa, alberga um notável painel de azulejos do século XVII, que combina temas mitológicos e cenas de género, característicos da azulejaria portuguesa da época. No centro, figura uma conversação entre três personagens aristocráticas, destacando-se o detalhe de uma ave exótica, símbolo de prestígio e exotismo associado ao comércio ultramarino.  Estas figuras estão rodeadas por elementos marítimos como tritões e nereidas. Executados em faiança, os painéis apresentam uma paleta vibrante de cores, destacando-se o azul e o amarelo, e refletem a transição estilística do período barroco, com a coexistência de composições policromáticas e em bicromia. Concebidos tanto para ornamentação como para transmitir mensagens alegóricas, estes azulejos expressam a relação entre o poder aristocrático e os ideais humanistas em Portugal. O palácio, edificado entre 1671 e 1672 por D. João de Mascarenhas, também é reconhecido pela sua vasta coleção de azulejos de temática profana, que embelezam e comunicam a cultura e o gosto das elites da época, sendo classificado como Monumento Nacional desde 1982.

The Palace of the Marquises of Fronteira in Lisbon houses a remarkable 17th-century tile panel that combines mythological themes and genre scenes characteristic of Portuguese tile work of the period. In the center is a conversation between three aristocratic figures, highlighted by the detail of an exotic bird, a symbol of prestige and exoticism associated with overseas trade.  These figures are surrounded by maritime elements such as tritons and nereids. Executed in faience, the panels feature a vibrant palette of colors, notably blue and yellow, and reflect the stylistic transition of the Baroque period, with the coexistence of polychromatic and two-color compositions. Designed both for decoration and to convey allegorical messages, these tiles express the relationship between aristocratic power and humanist ideals in Portugal. The palace, built between 1671 and 1672 by D. João de Mascarenhas, is also renowned for its vast collection of secular-themed tiles, which embellish and communicate the culture and tastes of the elites of the time. It has been classified as a National Monument since 1982.

Comentários