Abóbada em cruzaria da capela-mor da Igreja de Santa María de Viana
- Sony DSLR-A350 / 2016
- ƒ/4.5
- 35.0 mm
- 1/13
- 400
Abóbada em cruzaria da capela-mor da Igreja de Santa María de Viana, monumento histórico-artístico em Navarra. Construída maioritariamente entre 1250 e 1312, os painéis da abóbada são de períodos posteriores à construção gótica original, refletindo as ampliações e modificações que o templo sofreu nos séculos XVI e XVII. A abóbada exibe frescos de temática religiosa, representando cenas como o Juízo Final e a Glorificação de Cristo, que cobrem as nervuras radiantes e painéis triangulares, convergindo num medalhão central. Estas pinturas murais contrastam com o retábulo-mor barroco, em talha dourada, com esculturas de águias, um dos mais grandiosos de Navarra e datado dos séculos XVII-XVIII. A igreja, outrora importante ponto de acolhimento de peregrinos no Caminho de Santiago, integra também a capela de San Juan del Ramo, cuja cúpula foi decorada por Luis Paret y Alcázar no século XVIII, testemunhando as diversas fases artísticas do templo.
Cross vault in the chancel of the Church of Santa María de Viana, a historic-artistic monument in Navarre. Built mainly between 1250 and 1312, the panels of the vault date from periods after the original Gothic construction, reflecting the extensions and modifications that the temple underwent in the 16th and 17th centuries. The vault features religious frescoes depicting scenes such as the Last Judgment and the Glorification of Christ, which cover the radiating ribs and triangular panels, converging in a central medallion. These murals contrast with the Baroque altarpiece, in gilded woodcarving, with sculptures of eagles, one of the most magnificent in Navarre and dating from the 17th-18th centuries. The church, once an important stopping point for pilgrims on the Way of St. James, also includes the chapel of San Juan del Ramo, whose dome was decorated by Luis Paret y Alcázar in the 18th century, bearing witness to the various artistic phases of the temple.
Comentários
Enviar um comentário