Pantocrator de Pisa: Bizâncio no coração da Toscana

📅: 2024-08-30  |  📷: NIKON CORPORATION NIKON D7000
🔆: f/9.0       |  🔍: 42.0 mm
⏱️: 1/600 seg.  |  🎚️: 4500 ISO

O mosaico monumental da abside da Catedral de Pisa, datado de cerca de 1302, apresenta Cristo Pantocrator entronizado, um exemplo notável da influência bizantina na arte italiana medieval. Tradicionalmente atribuído em parte a Cimabue, o mosaico exibe Cristo em gesto de bênção, ladeado pela Virgem Maria e São João Evangelista, numa configuração da Deësis. O fundo dourado, característico da arte bizantina, simboliza a luz divina. A obra, executada em tesselas de vidro e folha de ouro, integra-se no programa decorativo da catedral românico-pisana, sobrevivendo ao incêndio de 1595. A inscrição latina "Ego sum lux mundi" ("Eu sou a luz do mundo") articula a imagem com a palavra. A composição e os materiais revelam a ligação de Pisa às oficinas orientais e venezianas. A monumentalidade das figuras, a hierarquia das escalas e o brilho do fundo dourado marcam a transição entre a tradição bizantina e as primeiras experiências do Trecento italiano.

The monumental mosaic in the apse of Pisa Cathedral, dating from around 1302, depicts Christ Pantocrator enthroned, a remarkable example of Byzantine influence on medieval Italian art. Traditionally attributed in part to Cimabue, the mosaic shows Christ in a gesture of blessing, flanked by the Virgin Mary and St. John the Evangelist, in a Deësis configuration. The golden background, characteristic of Byzantine art, symbolizes divine light. The work, executed in glass tesserae and gold leaf, is part of the decorative program of the Romanesque-Pisan cathedral, surviving the fire of 1595. The Latin inscription “Ego sum lux mundi” (“I am the light of the world”) links the image with the word. The composition and materials reveal Pisa's connection to Eastern and Venetian workshops. The monumentality of the figures, the hierarchy of scales, and the brilliance of the golden background mark the transition between the Byzantine tradition and the early experiments of the Italian Trecento.

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