A parede que narra: linhagem e realeza em azulejo

📅: 2025-04-12  |  📷: samsung SM-A336B
🔆: f/1.8       |  🔍: 4.65 mm
⏱️: 1/2604 seg. |  🎚️: 32 ISO

O Jardim do Palácio dos Marqueses de Fronteira, em Benfica, Lisboa, é um dos mais notáveis exemplos da arquitetura paisagista barroca do século XVII. O jardim formal é delimitado por um imponente muro‑galeria revestido a azulejaria, organizado em dois registos iconográficos distintos. No nível inferior, os painéis de azulejos apresentam figuras equestres associadas à linhagem militar da família Mascarenhas. No nível superior, a célebre “Galeria dos Reis”, acessível por escadarias laterais e rematada por torreões de cúpula piramidal, exibe bustos de monarcas portugueses sobre fundo azul. A ausência deliberada dos reis da Dinastia Filipina constitui uma afirmação política clara da fidelidade dos Marqueses de Fronteira à Restauração da Independência de 1640. O muro‑galeria estrutura o espaço ajardinado através de um eixo central e sebes aparadas, integrando brasões e ornamentos que reforçam a representação genealógica da família. O conjunto, com a sua simetria e função representativa, afirma a identidade nobiliárquica e a legitimidade dinástica portuguesa no período pós‑Restauração.

The Garden of the Palace of the Marquises of Fronteira, in Benfica, Lisbon, is one of the most notable examples of 17th-century Baroque landscape architecture. The formal garden is enclosed by an imposing wall-gallery covered with tiles, organized into two distinct iconographic registers. On the lower level, the tile panels feature equestrian figures associated with the military lineage of the Mascarenhas family. On the upper level, the famous “Gallery of Kings,” accessible by side staircases and topped by pyramidal domed turrets, displays busts of Portuguese monarchs against a blue background. The deliberate absence of the kings of the Philippine Dynasty is a clear political statement of the Marquis of Fronteira's loyalty to the Restoration of Independence in 1640. The gallery wall structures the garden space through a central axis and trimmed hedges, integrating coats of arms and ornaments that reinforce the family's genealogical representation. The ensemble, with its symmetry and representative function, affirms the noble identity and dynastic legitimacy of Portugal in the post-Restoration period.

Comentários

Populares