A Geometria em Espiral de Vanvitelli

📅: 2025-04-21  |  📷: samsung SM-A336B
🔆: f/1.8       |  🔍: 4.65 mm
⏱️: 1/50 seg.   |  🎚️: 100 ISO

O teto abobadado de uma ala do Palácio Real de Caserta, em Itália, projetado por Luigi Vanvitelli no século XVIII para os Bourbons de Nápoles, exemplifica a transição do Barroco tardio para o Neoclassicismo. Esta estrutura monumental, parte de um complexo que pretendia rivalizar com Versalhes, apresenta um design notavelmente simplificado em comparação com outras áreas do palácio. A decoração, caraterizada por linearidade e sobriedade, emprega caixotões geométricos (quadrados e losangos) dispostos em espiral e anéis concêntricos, culminando numa rosácea central. Molduras de mármore, baixos-relevos e elementos florais estilizados adornam o espaço, criando um efeito de cofragem concêntrica que realça a profundidade e a altura. A paleta clara, com tons de branco e cinza, acentua a luminosidade natural e a sensação de ordem, refletindo a busca neoclássica pela proporção e funcionalidade. O palácio, declarado Património Mundial da UNESCO em 1997, integra uma estética mais utilitária em algumas alas, demonstrando o domínio técnico de Vanvitelli na manipulação da forma e da luz.

The vaulted ceiling of a wing of the Royal Palace of Caserta in Italy, designed by Luigi Vanvitelli in the 18th century for the Bourbons of Naples, exemplifies the transition from late Baroque to Neoclassicism. This monumental structure, part of a complex intended to rival Versailles, features a remarkably simplified design compared to other areas of the palace. The decoration, characterized by linearity and sobriety, employs geometric coffers (squares and rhombuses) arranged in a spiral and concentric rings, culminating in a central rosette. Marble moldings, bas-reliefs, and stylized floral elements adorn the space, creating a concentric formwork effect that enhances depth and height. The light palette, with shades of white and gray, accentuates the natural light and sense of order, reflecting the Neoclassical quest for proportion and functionality. The palace, declared a UNESCO World Heritage Site in 1997, incorporates a more utilitarian aesthetic in some wings, demonstrating Vanvitelli's technical mastery in the manipulation of form and light.

Comentários

Populares