Joana, a Louca: Memória e Poder em Tordesilhas


  • samsung SM-A336B / 2025
  • ƒ/1.8
  •  
  • 4.7 mm
  •  
  • 1/1079
  •  
  • 32

Em Tordesilhas, a estátua de Joana I de Castela, rainha de Castela de 1504 a 1555, ergue-se em frente à Igreja-Museu de San Antolín, um edifício histórico que combina elementos góticos e renascentistas. A escolha do local não é fortuita, pois foi nesta vila que Joana, conhecida como "a Louca", viveu reclusa durante 46 anos, por ordem do seu pai, Fernando o Católico, e posteriormente, do seu filho, o rei Carlos I. Este cativeiro, justificado por uma alegada instabilidade mental, serviu para a afastar do poder, apesar de ser a legítima herdeira dos tronos de Castela e Aragão. A igreja, convertida em museu de arte sacra em 1969, alberga um valioso espólio proveniente de outros templos da cidade, incluindo obras de artistas como Juan de Juni e Pedro de Mena, testemunhando a importância histórica e artística de Tordesilhas durante este período conturbado da história peninsular, onde também foi assinado o Tratado de Tordesilhas.

In Tordesillas, the statue of Joanna I of Castile, Queen of Castile from 1504 to 1555, stands in front of the Church-Museum of San Antolín, a historic building that combines Gothic and Renaissance elements. The choice of location is no coincidence, as it was in this town that Joanna, known as “the Mad,” lived in seclusion for 46 years, by order of her father, Ferdinand the Catholic, and later, her son, King Charles I. This imprisonment, justified by alleged mental instability, served to remove her from power, despite her being the legitimate heir to the thrones of Castile and Aragon. The church, converted into a museum of sacred art in 1969, houses a valuable collection from other temples in the city, including works by artists such as Juan de Juni and Pedro de Mena, testifying to the historical and artistic importance of Tordesillas during this turbulent period in the history of the peninsula, where the Treaty of Tordesillas was also signed.

Comentários