Saint-Germain l'Auxerrois: Um Olhar sobre a Arquitetura Gótica em Paris
A imagem revela a complexidade arquitetónica do interior da Igreja de Saint-Germain-l'Auxerrois, situada no 1.º arrondissement de Paris, face à Colunata do Louvre. Esta localização privilegiada conferiu-lhe, durante o Antigo Regime, o estatuto de paróquia real, servindo a monarquia francesa, nomeadamente a dinastia Valois, durante séculos. A fotografia destaca a estrutura de abóbadas de nervuras e arcos ogivais, elementos distintivos da longa evolução do edificado que, embora com fundações românicas, apresenta hoje uma predominância do estilo gótico flamejante (século XV) e pormenores renascentistas. É visível a entrada de luz natural através das janelas altas do clerestório e transepto, cujos vitrais e geometria do traçado contrastam com a pedra calcária das colunas. Em destaque, no plano intermédio, observa-se um crucifixo suspenso e o trabalho em madeira escura, remetendo para o rico património mobiliário da igreja, que inclui um monumental "banc d'œuvre" do século XVII desenhado por Le Brun. Historicamente, o edifício carrega um peso significativo na memória parisiense, sendo o local de onde soou o sino "Marie" que marcou o início do Massacre da Noite de São Bartolomeu em 1572.
The image reveals the architectural complexity of the interior of the Church of Saint-Germain-l'Auxerrois, located in the 1st arrondissement of Paris, opposite the Colonnade of the Louvre. This privileged location gave it the status of royal parish during the Ancien Régime, serving the French monarchy, notably the Valois dynasty, for centuries. The photograph highlights the structure of ribbed vaults and ogival arches, distinctive elements of the long evolution of the building which, although with Romanesque foundations, today features a predominance of the Flamboyant Gothic style (15th century) and Renaissance details. Natural light enters through the high windows of the clerestory and transept, whose stained glass and geometric design contrast with the limestone of the columns. In the middle section, a suspended crucifix and dark woodwork are noteworthy, referring to the church's rich heritage of furnishings, which includes a monumental 17th-century “banc d'œuvre” designed by Le Brun. Historically, the building carries significant weight in Parisian memory, as it is the place where the bell “Marie” rang, marking the beginning of the St. Bartholomew's Day Massacre in 1572.

Comentários
Enviar um comentário