Capela-mor da Concatedral de Miranda do Douro

  • samsung SM-A336B / 2023
  • ƒ/2.2
  •  
  • 1.4 mm
  •  
  • 1/25
  •  
  • 320

A capela-mor da Concatedral de Miranda do Douro, antigo templo principal da diocese transmontana, integra um projeto iniciado em 1552 por D. João III, combinando influências góticas, maneiristas e renascentistas, da autoria de Gonçalo de Torralva e Miguel de Arruda. O espaço destaca-se pela abóbada de cruzaria de ogivas e pelo retábulo-mor em talha dourada e policromada, concluído entre 1610 e 1614 por mestres da escola de Valladolid como Gregório Fernández, representando cenas da Paixão de Cristo. Classificada como Monumento Nacional desde 1910, a antiga Sé perdeu a função de sede episcopal em 1780, com a transferência para Bragança, passando a concatedral. O edifício, que articula elementos manuelinos, classicistas e barrocos, conserva ainda cadeiral, órgãos e outras peças em talha dourada dos séculos XVII e XVIII, testemunhando a relevância histórica e religiosa de Miranda do Douro.

The chancel of the Co-Cathedral of Miranda do Douro, the former main temple of the diocese of Trás-os-Montes, is part of a project initiated in 1552 by D. João III, combining Gothic, Mannerist and Renaissance influences, by Gonçalo de Torralva and Miguel de Arruda. The space is notable for its ogival cross vault and the main altarpiece in gilded and polychrome woodcarving, completed between 1610 and 1614 by masters from the Valladolid school such as Gregório Fernández, representing scenes from the Passion of Christ. Classified as a National Monument since 1910, the old Cathedral lost its function as an episcopal seat in 1780, with the transfer to Bragança, becoming a co-cathedral. The building, which combines Manueline, Classicist and Baroque elements, still preserves a chair, organs and other gilded woodcarving pieces from the 17th and 18th centuries, testifying to the historical and religious relevance of Miranda do Douro.

Comentários