Cáceres: O Palácio das Cegonhas e a Torre Insubmissa

  • samsung SM-A336B / 2024
  • ƒ/1.8
  •  
  • 4.7 mm
  •  
  • 1/1965
  •  
  • 32

Localizado no centro histórico de Cáceres, Património da Humanidade pela UNESCO, o Palácio de los Cáceres-Ovando, ou Palácio das Cegonhas, ergue-se como testemunho da história da cidade. Construído no século XV por Diego de Cáceres Ovando, sobre uma antiga fortaleza muçulmana, o palácio destaca-se pela sua torre, a única que escapou à ordem de demolição imposta pela Rainha Isabel a Católica, em virtude da lealdade de Diego de Ovando durante a Guerra de Sucessão Castelhana. Com mais de 30 metros, a torre domina o centro antigo, ostentando ameias quadrangulares típicas da arquitetura medieval. A fachada, de estilo gótico, exibe um portal de arco de meio ponto e uma janela conopial, ladeada pelos brasões das famílias Ovando e Mogollón. O interior alberga um pátio com colunas. Atualmente sede da Comandância Militar de Cáceres, o palácio combina elementos defensivos com ornamentação renascentista, perpetuando o seu papel institucional no coração da cidade.

Located in the historic center of Cáceres, a UNESCO World Heritage Site, the Palácio de los Cáceres-Ovando, or Palácio das Cegonhas, stands as a testament to the city's history. Built in the 15th century by Diego de Cáceres Ovando on the site of an ancient Muslim fortress, the palace is notable for its tower, the only one that escaped the demolition order imposed by Queen Isabella the Catholic, due to Diego de Ovando's loyalty during the War of the Castilian Succession. Over 30 meters high, the tower dominates the old center, boasting square battlements typical of medieval architecture. The Gothic-style façade features a semicircular arch portal and an ogee window, flanked by the coats of arms of the Ovando and Mogollón families. The interior houses a courtyard with columns. Currently the headquarters of the Military Command of Cáceres, the palace combines defensive elements with Renaissance ornamentation, perpetuating its institutional role in the heart of the city.

Comentários