Fachada retabular da Igreja de São Gonçalo em Amarante


Monumento Nacional desde 1910, a fachada retabular da Igreja de São Gonçalo em Amarante, iniciada em 1543 por ordem de D. João III, exibe uma confluência de estilos renascentista, maneirista e barroco, erguendo-se imponente sobre o rio Tâmega. A estrutura, organizada em três registos, apresenta no piso térreo um portal de arco de volta perfeita com colunas coríntias e nichos com São Francisco e São Domingos. O segundo piso, de estilo maneirista, destaca-se por seis colunas que emolduram a imagem de pedra de São Gonçalo, padroeiro da cidade, venerado e associado à reconstrução da ponte local. Anexa à igreja encontra-se a Varanda dos Reis, com estátuas dos monarcas D. João III, D. Sebastião, Cardeal-Rei D. Henrique e D. Filipe I. Marcas das Invasões Francesas em 1809, preservadas durante os restauros, testemunham a história do local. O conjunto arquitetónico, incluindo o convento dominicano fundado em 1540 sobre um eremitério, constitui um notável exemplo da arquitetura religiosa portuguesa.

A National Monument since 1910, the altarpiece façade of the Church of São Gonçalo in Amarante, begun in 1543 by order of King João III, displays a confluence of Renaissance, Mannerist and Baroque styles, rising imposingly over the River Tâmega. The structure, organized in three levels, features a round-arched portal on the first floor with Corinthian columns and niches depicting Saint Francis and Saint Dominic. The second floor, in Mannerist style, stands out for its six columns that frame the stone image of São Gonçalo, the town's patron saint, venerated and associated with the reconstruction of the local bridge. Attached to the church is the Balcony of the Kings, with statues of the monarchs João III, Sebastião, Henrique and Filipe I. Marks of the French Invasions in 1809, preserved during the restorations, bear witness to the site's history. The architectural complex, including the Dominican convent founded in 1540 on a hermitage, is a remarkable example of Portuguese religious architecture.

Comentários

Populares