Sala dos Mártires do Palácio Nacional de Mafra
- samsung SM-A336B / 2025
- ƒ/2.2
- 1.4 mm
- 1/25
- 250
A Sala dos Mártires do Palácio Nacional de Mafra alberga um conjunto artístico notável. Em primeiro plano, sobressai o grupo escultórico (autor desconhecido) dos "Cinco Mártires de Marrocos", representando os frades franciscanos decapitados em Marraquexe, em 1220, por ordem do rei Almóada, devido à sua pregação cristã. Este evento, que influenciou a vocação de Santo António de Lisboa, culminou na canonização dos mártires em 1481. Ao fundo, domina o espaço a obra-prima semicircular de André Gonçalves, "Consagração da Ordem dos Trinitários a Nossa Senhora da Conceição", datada de 1748. A pintura, emoldurada por uma elaborada talha dourada adornada com anjos e urnas, representa uma alegoria à Santíssima Trindade, evocando o coro da Igreja do convento das Trinas do Mocambo, em Lisboa (o local de origem desta pintura). No centro, a Virgem Maria, vestida com o escapulário trinitário, é acompanhada por São João da Mata, fundador da ordem, e rodeada por anjos. A obra celebra a devoção mariana e a missão redentora dos Trinitários, integrando-se no programa decorativo religioso do Palácio.
The Hall of Martyrs of the National Palace of Mafra houses a remarkable artistic ensemble. In the foreground, the sculptural group (author unknown) of the "Five Martyrs of Morocco" stands out, representing the Franciscan friars beheaded in Marrakech in 1220 by order of King Almóada, due to their Christian preaching. This event, which influenced the vocation of Saint Anthony of Lisbon, culminated in the canonization of the martyrs in 1481. In the background, André Gonçalves' semicircular masterpiece, "Consecration of the Order of the Trinitarians to Our Lady of Conception", dated 1748, dominates the space. The painting, framed by an elaborate gilded carving adorned with angels and urns, represents an allegory to the Holy Trinity, evoking the choir of the Church of the Trinas do Mocambo convent, in Lisbon (the place of origin of this painting). In the center, the Virgin Mary, dressed in the Trinitarian scapular, is accompanied by Saint John of the Wood, founder of the order, and surrounded by angels. The work celebrates the Marian devotion and the redemptive mission of the Trinitarians, integrating itself in the religious decorative program of the Palace.
Comentários
Enviar um comentário