Património Religioso: O Órgão de Tubos e a Arquitetura Barroca de Barcelos

  • samsung SM-A336B / 2024
  • ƒ/1.8
  •  
  • 4.7 mm
  •  
  • 1/33
  •  
  • 100

Em Barcelos, na Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz, ergue-se um notável órgão de tubos barroco, cuja construção é atribuída a Calisto de Barros Pereira, por volta de 1730. Integrado num templo de inspiração barroca italiana, o instrumento destaca-se pela exuberante caixa em talha dourada, adornada com anjos músicos, espelhando a estética da época. A igreja, cuja história remonta ao "Milagre da Cruz" e cuja construção iniciou-se em 1705 sob projeto de João Antunes, apresenta um interior rico, com painéis de azulejos de João Neto que retratam a Via Sacra. O órgão, situado no coro-alto para otimizar a acústica do espaço octogonal, complementa os altares em talha dourada e os azulejos, formando um conjunto harmonioso representativo da arte religiosa do século XVIII em Portugal. O instrumento desempenhava um papel crucial nas cerimónias litúrgicas, acompanhando o canto e as celebrações, evidenciando a importância da música sacra e da herança cultural local. 

In Barcelos, in the Church of Senhor Bom Jesus da Cruz, there is a remarkable Baroque pipe organ, whose construction is attributed to Calisto de Barros Pereira, around 1730. Integrated into an Italian Baroque-inspired temple, the instrument stands out for its exuberant gilded carving box, adorned with musical angels, mirroring the aesthetics of the time. The church, whose history dates back to the "Miracle of the Cross" and whose construction began in 1705 under a project by João Antunes, has a rich interior, with tile panels by João Neto depicting the Via Sacra. The organ, located in the high choir to optimize the acoustics of the octagonal space, complements the gilded altars and tiles, forming a harmonious ensemble representative of 18th-century religious art in Portugal. The instrument played a crucial role in liturgical ceremonies, accompanying singing and celebrations, highlighting the importance of sacred music and local cultural heritage.

Comentários