Interior da Igreja de San Juan de Puerta Nueva

  • samsung SM-A336B / 2023
  • ƒ/2.2
  •  
  • 1.4 mm
  •  
  • 1/20
  •  
  • 640

Originalmente uma igreja românica do século XII com três naves, a Igreja de San Juan de Puerta Nueva, em Zamora, sofreu uma profunda remodelação no século XVI, transformando radicalmente o seu interior. As naves foram unificadas através da substituição das colunas originais por dois arcos diafragma transversais, projetados por Rodrigo Gil de Hontañón, que criaram um espaço mais amplo e diáfano. Após o colapso da torre em 1559, que danificou a estrutura, a cobertura foi substituída por um teto de madeira suportado pelos arcos diafragma, uma solução mais económica do que as abóbadas de pedra originais. Apesar da predominância do gótico tardio, ainda se observam elementos românicos, como alguns capitéis nos muros, enquanto as três capelas da cabeceira mantêm as suas abóbadas de cruzaria do século XVI. O espaço resultante combina a robustez românica com as soluções arquitetónicas do século XVI, com destaque para a verticalidade dos arcos que definem o caráter da igreja, culminando no retábulo da capela-mor como ponto focal do espaço litúrgico.

Originally a 12th-century Romanesque church with three naves, the Church of San Juan de Puerta Nueva in Zamora underwent a major remodeling in the 16th century, radically transforming its interior. The naves were unified by replacing the original columns with two transverse diaphragm arches, designed by Rodrigo Gil de Hontañón, which created a wider and more open space. After the collapse of the tower in 1559, which damaged the structure, the roof was replaced by a wooden ceiling supported by diaphragm arches, a more economical solution than the original stone vaults. Despite the predominance of late Gothic, Romanesque elements can still be seen, such as some capitals on the walls, while the three chapels at the head of the church retain their 16th-century cross vaults. The resulting space combines Romanesque robustness with 16th-century architectural solutions, with emphasis on the verticality of the arches that define the character of the church, culminating in the altarpiece of the main chapel as the focal point of the liturgical space.

Comentários