Abóbada pintada da nave central da Sé Catedral de Lamego

  • samsung SM-A336B / 2024
  • ƒ/2.2
  •  
  • 1.4 mm
  •  
  • 1/25
  •  
  • 200

A abóbada pintada da nave central da Sé Catedral de Lamego, construída no século XII e posteriormente reformulada, é um notável exemplo do património religioso português e da arte barroca. A pintura ilusionista, realizada na primeira metade do século XVIII, possivelmente por Nicolau Nasoni ou pela sua escola, integra elementos barrocos, cenas bíblicas e motivos decorativos em tons dourados, vermelhos e brancos, distribuídos por três secções distintas com painéis ricamente decorados, medalhões centrais e elaborados ornamentos em estuque e talha dourada. A catedral, fundada em 1129 e consagrada em 1175, reflete a evolução da arquitetura religiosa portuguesa, conjugando estilos românico, gótico, manuelino e barroco, sendo o seu interior marcado por três naves cobertas por abóbadas de aresta. Embora a atribuição direta a Nasoni não seja documentalmente comprovada, o estilo das pinturas – com a sua ilusão tridimensional, a integração de motivos arquitetónicos pintados e a riqueza decorativa barroca – aproxima-se fortemente do seu trabalho noutras obras documentadas no Porto (Igreja dos Clérigos e Sé do Porto), sugerindo a sua autoria ou a de um artista do seu círculo de influência, que reproduziu as técnicas ilusionistas típicas do mestre italiano.

The painted vault of the central nave of the Cathedral of Lamego, built in the 12th century and later reformulated, is a remarkable example of Portuguese religious heritage and Baroque art. The illusionist painting, carried out in the first half of the 18th century, possibly by Nicolau Nasoni or his school, integrates Baroque elements, biblical scenes and decorative motifs in golden, red and white tones, distributed in three distinct sections with richly decorated panels, central medallions and elaborate ornaments in stucco and gilded woodcarving. The cathedral, founded in 1129 and consecrated in 1175, reflects the evolution of Portuguese religious architecture, combining Romanesque, Gothic, Manueline and Baroque styles, and its interior is marked by three naves covered by edge vaults. Although the direct attribution to Nasoni is not documented, the style of the paintings - with their three-dimensional illusion, the integration of painted architectural motifs and the Baroque decorative richness - is very close to his work in other works documented in Porto (Clérigos Church and Porto Cathedral), suggesting its authorship or that of an artist from his circle of influence, who reproduced the typical illusionist techniques of the Italian master.

Comentários

Mensagens populares